multi midia
REGIÃO

Após surto de bactéria, Hospital de Uberaba ira transferir pacientes inclusive para Iturama

edmundo-gomide

coposA ação faz parte de um plano para conter avanço de bactéria de alta resistência no HC.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Iraci José Neto, uma parceria foi firmada com o Hospital Universitário Mário Palmério, Hospital da Criança e Hospital Beneficência Portuguesa para a disponibilização de leitos.

A regulação dos pacientes também pode passar para as referências regionais de saúde de Araxá, Frutal e Iturama.

Iraci José Neto, fez uma reunião emergencial na segunda-feira (25) com gestores de diversas instituições de saúde (SUS) para auxílio no enfrentamento do surto da bactéria de alta resistência KPC, que ocorre no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). O encontro atendeu solicitação do Ministério Público Federal e Ministério Público de Minas Gerais. Devido ao surto, o HC-UFTM está sob intervenção da Vigilância Sanitária desde o dia 14 de setembro.

Conforme divulgado pela assessoria da Prefeitura, de acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, da SMS, Nelson Ranieri, a reunião se tratou da criação de um plano de ação para ajudar na contenção do surto, com remoção de pacientes, uso de antibióticos, remoção terminal e controle através de exames. Até o momento, não foi necessária nenhuma transferência de paciente do HC para outro hospital.

Ficou definido durante a reunião que será formada uma junta para dar apoio à regulação e iniciar a retaguarda ao HC, para se definir melhor quais pacientes devem ser encaminhados ao hospital, na tentativa de diminuir o acesso ao HC e o trabalho de remoção da bactéria ser mais efetivo.

Por meio de nota, a assessoria do HC-UFTM disse que, “com relação, aos atuais casos de infecção pela bactéria KPC, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que está tomando todas as medidas recomendadas pelo protocolo nacional da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para contenção de bactérias multirresistentes (limpeza, desinfecção e uso de boas práticas assistenciais), em monitoramento conjunto com as vigilâncias estadual e municipal”.

G1 Triangulo gordim

Most Popular

para o Topo