multi midia
GERAL

Romeiros da Peregrinação de Santa Rita de Cássia contaram com suporte da Prefeitura

IMG_6970

Aconteceu no domingo (21), a Peregrinação de Santa de Cássia. O evento religioso contou com o apoio da Prefeitura de Iturama/MG, que preparou uma estrutura para garantir a segurança e tranquilidade dos romeiros. Fiéis católicos saíram da Igreja de Santa Rita, no bairro Newton Cardoso (400 casas), com destino ao distrito de Alexandrita, por volta das 22h. Antes, houve uma missa com a presença do bispo da Diocese de Ituiutaba, Dom Irineu Andreassa, e em seguida ocorreu a inauguração da imagem de Santa Rita em Iturama, na igreja de Santa Rita.

Para dar suporte aos romeiros, durante o trajeto foi colocado um ponto de apoio a cada seis quilômetros do percurso. Esses locais foram destinados a alimentação, atendimentos de saúde e banheiros químicos. Três ambulâncias foram disponibilizadas para uso exclusivo dos peregrinos, caso houvesse necessidade. Os peregrinos contaram ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros e DER. Receberam coletes refletivos gratuitamente e a rodovia foi toda sinalizada, para garantir a segurança dos fiéis.

“Essa caminhada é uma tradição para Iturama, Alexandrita e todos os fiéis da região que agem com um gesto de agradecimento à Santa Rita de Cássia. A estrutura montada é para acolher e dar apoio aos romeiros de nosso município e de outros lugares”, disse o prefeito Anderson Golfão.

História da peregrinação

As terras do Distrito de Alexandrita foram doadas em 1850 pelo casal José Alves de Oliveira e Rita Maria de Jesus para a formação de um povoado. Ambos eram devotos de Santa Rita de Cássia e doaram 82 alqueires da Fazenda Monte Alto e para a santa, por meio da Diocese de Uberaba.

Ali se iniciou o Povoado de Monte Alto às margens do Ribeirão do mesmo nome. Em 1954, foi elevado a Distrito com o nome de Alexandrita em homenagem a D. Alexandre, bispo de Uberaba, que visitava o povoado em trabalho pastoral, e à Santa Rita de Cássia, padroeira do Distrito.

A devoção manifestada antes, no reduto dos poucos moradores do povoado e dos fazendeiros com seus agregados, hoje congrega fiéis devotos de vários municípios para cumprir promessas e agradecer aos milagres que receberam.

 Assessoria
17458109_1283516065097236_7429722647598291507_n

Most Popular

para o Topo