multi midia
REGIÃO

Santa Vitoria: Comissão de Minas e Energia da ALMG participa de protesto contra leilão de usinas

6-A-Cemig-poderá-operar-a-UHE-de-São-Simão-até-que-fique-definido-se-haverá-a-renovação-automática-do-contrato-em-vigor-até-janeiro-de-2015

Ato público da Frente Mineira de Defesa da Cemig será nesta sexta (18), na Hidrelétrica de São Simão, em Santa Vitória/MG.

Em mais um movimento para tentar barrar o leilão de usinas controladas pela Cemig, proposto pelo governo federal, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (18/8/17).

Além de visitar a Usina Hidrelétrica de São Simão, uma das quatro na lista de privatização, deputados vão participar de ato público contra o leilão, às 14 horas, no mesmo local (BR–365, Km 873, distrito de Chaveslândia).

O protesto é promovido pela Frente Mineira de Defesa da Cemig, que reúne parlamentares, movimentos sociais e diversos sindicatos. A frente tem cumprido ampla agenda de discussões e visitas contra a proposta federal. Na última terça-feira (8), o encontro foi em Brasília, com autoridades políticas e do Judiciário.

Potencial 

As usinas de São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande, todas no Triângulo, respondem por cerca de 50% da energia gerada pela Cemig. Por isso, a venda das unidades pode comprometer o desempenho da empresa. As concessões das usinas estão vencidas, mas a Cemig alega ter direito à renovação dos contratos.

A visita foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), que já ressaltou, em outras oportunidades, o risco de encarecimento do serviço para o consumidor, a partir da privatização. O parlamentar destaca também a convergência de diferentes segmentos contra a proposta federal. “Minas Gerais está unida em defesa da Cemig”, enfatiza.

Foram convidados para a visita, além do governador Fernando Pimentel, autoridades do Executivo e do Judiciário, empresários e sindicalistas.

Eva Santtus17458109_1283516065097236_7429722647598291507_n

 

 

Most Popular

para o Topo